O que fazer depois do doutorado?

A um tempo atrás escrevi aqui no blog, que uma pessoa deve pensar muito bem antes de começar um doutorado. Pois aqui estou na minha fase final do doutorado. Já consegui publicar 2 journals que estão indexados pelo JCR (Journal Citation Report) e alguns papers em congressos internacionais. Mas de que serve isso? Quais as minhas chances depois de um doutorado?

Bem… como eu já comentei, não gosto de dar aula.  Minha única saída é trabalhar em empresas de R&D (Research and Development), ou seja, trabalhar com pesquisa que é o que eu realmente gosto. Aqui em Madrid tem bastante e minha idéia é entrar em uma delas. Qual o salário médio que pagam para um Staff Researcher nessas empresas? Em torno de 2000 a 3000 euros por mês, dependendo da sua experiência. É pouco? É muito? Com 3000 euros dá pra viver bastante bem aqui na Espanha e ainda viajar 1 vez por mês sem nenhum problema. Convertendo isso em reais, dá pouco mais de R$7000,00 com a cotação de 2.35 que é justamente o que um professor contratado recebe no Brasil (salário bruto).

Agora cheguei onde queria chegar! É simplesmente ridículo que um professor contratado doutor no Brasil ganhe apenas R$7.000 reais (brutos) enquanto um funcionário público que trabalha de 07:00 a 13:00 ganhe 10 mil reais. Não quero menosprezar quem fez concurso público ou não, e sei a dificuldade que é passar, mas o salário de um professor deveria ser no mínimo 10 mil reais. Afinal, é o professor universitário que começa a direcionar o aluno para o futuro. É na faculdade, que você começa a ver qual caminho seguir na vida.

Infelizmente, com esse salário de professor eu não volto ao Brasil. Confesso que poderia contribuir bastante no aprendizado de novos cientistas e engenheiros, mas com esse salário, fico por aqui. Essa é a famosa fuga de cérebros onde o governo brasileiro não apóia os pesquisadores do país e todos vão para o exterior em busca de mais apoio e reconhecimento. Eu sou mais um e apóio quem também o faz.

Voltando ao tema do post, o que farei depois do doutorado? Farei duas coisas e em paralelo. A primeira é entrar em uma grande empresa de pesquisa (seja na Espanha ou em qualquer lugar do mundo) e a segunda é empreender. Conseguindo as duas, posso considerar que sou uma pessoa realizada e terei alcançado meus objetivos.

8 Respostas

  1. Nossa, acabei de ler o seu outro post [o que você linka no começo desse] e resolvi dar uma olhada geral no blog. Aí, me deparo com a sua resposta pro comentário que deixei lá no outro texto…

    Nossas áreas são diferentes, mas pensamos de maneira muito similar a respeito de carreira e, principalmente, realização pessoal.

    FAvoritei!

  2. Algumas faculdades no brasil pagam ate 11 mil reais para um professor doutor…

  3. Esse post foi feito quando eu fiz 14 anos, é uma coincidência o dia 22 de dezembro ser meu aniversário… Mas voltando ao assunto, adorei a postagem e estou determinado a fazer Doutorado meu sonho é ser um pesquisador… Na are de informática!

  4. Realmente é uma vergonha o salário dos professores, universitários ou do ensino mais básico, que pra mim sim, é onde os jovens decidem (precipitadamente ou não) seu futuro profissional.

    Essa fuga de cérebros para fora do país é uma uma pena para o país, mas uma realidade da falta de comprometimento e descaso do nosso governo nesse quesito.

    Não sou doutor, nem penso em ser… sou engenheiro concursado e estou bem na empresa. Porém, já pensei em “fugir” do país logo que me formei, pois não conseguia ver horizonte na minha profissão. Acabei que me prendi aos livros por mais um ano e meio e parti pros concursos, até passar.

    Hoje estudo mais do que na época de faculdade ou mesmo das provas de concurso… Mas, estudo áreas mais específicas e que serão do meu uso no dia a dia.

    Muito bom seu blog.

  5. Gostei deste post, pretendo ser o que for preciso na facul, estou começando a me engrenar no mercado de trabalho agora e provavelmente quando estiver com a estabilidade financeira boa, irei fazer um curso técnico, ao longo do tempo que estiver trabalhando, depois disso, irei pra facul. Infelizmente no brasil não valorizam as profissões como a do professor, o jeito é pegar uma pós, e ir pra fora pq aqui quem estuda não tem retorno..

  6. Gostei do post!! Estou no arduo caminho do doutorado, aqui na Espanha tambem e penso todos os dias : o que fazer depois de termina-lo! Teu texto me deu uma animada , apesar de que a coisa aqui pela Europa e mais Espanha, estejam bastante complicadas no campo laboral …..mas eh isso ai, pensar positivo e buscar seu sonho, esse é o lema!!

  7. Eu terminei meu doutorado na Espanha ano passado e voltei ao Brasil porque já era professor efetivo de uma universidade publica. Realmente, o salário e desanimador. Na minha opinião, um professor Doutor ganhar pouco mais de 6 mil reais líquidos/mês é indignante!! Sem querer desmerecer ninguém, mas qualquer comerciante pode ganhar isso com estudos fundamentais!! Com o salário baixo, vc se sente desmotivado, porque alem do sustento, o salário também simboliza reconhecimento. Aliado ao baixo salário, ainda temos as condições deficitárias para se fazer ciência no Brasil, a não ser que vc seja apadrinhado de algum pesquisador sênior numa instituição de excelência, o que não eh o caso da maioria dos recém-doutores. Isso eh ainda pior pra quem fez o doutorado fora do pais com bons recursos, boa estrutura e conseguindo publicar bem. Manter esse padrão de qualidade nas publicações eh muito difícil. E o futuro? eh melhor ganhar menos e ter ótimas condições de trabalho para ser pesquisador? viver pulando de bolsa de pos-doc e nunca ter estabilidade? ou tornar-se professor em faculdades particulares e enterrar a carreira de pesquisador? eis as escolhas….

  8. Hehe! Escrevi esse post em Setembro de 2010 e aqui estou de volta pra comentar o que aconteceu. Se realmente consegui obter meus objetivos ou não.

    Falei que meus sonhos eram trabalhar em um grande centro de R&D em qualquer lugar do mundo e também empreender. O primeiro objetivo foi alcançado. Atualmente trabalho no INRIA na França, como Post-Doc researcher na area de smart cities. Sobre empreender, fui finalista do concurso Wayra Barcelona 2012 de startups com o projeto Easy Cloud Print. Meu projeto ficou entre os 30 melhores do concurso que teve mais de 500 projetos apresentados. Infelizmente não fiquei entre os 10 acelerados. Meu sonho de empreender esta cada dia mais forte e atualmente estou trabalhando em um novo projeto. Em breve novidades.

    Sobre o Blog, voltarei a postar mais periodicamente 🙂

Deixe um comentário

