Impressões do Nokia N97

n97Fui um dos primeiros compradores do novo Nokia N97 🙂 Por uma “bagatela” de 579 euros, recebi o novo celular da Nokia no dia 24 de junho de 2009, mas só agora consegui escrever sobre o bicho. Para quem não quiser ler o texto todo, resumo aqui em apenas uma palavra: “espetacular”.

Confesso que sou um fã da Nokia e de todos os celulares que já tive, incluindo Iphone, Nokias e Blackberry, a Nokia pra mim é a melhor. Apesar do fracasso que tive com o N95 8GB que simplesmente não funciona, eles podem me considerar como um eterno cliente, porque os celulares são muito bem feitos.

Bom, vamos ao que interessa. O celular é espetacular, muito bonito, muito mais fino do que eu imaginava e muito melhor do que eu pensava. Vou separar aqui por características:

Touch Screen: dou nota 8. Nesse quesito, a Apple é imbatível. O touch do Iphone deixa qualquer clone no chinelo, não tem jeito. Já mexi com o Samsung Omnia, Nokia Xpress 5800, Nokia N97, Blackberry Storm e o Iphone é o melhor. O N97 não é ruim, acho que para uma “primeira” versão táctil, não está mal. Sei que o 5800 Xpress saiu antes, e os dois tem o mesmo hardware touch screen. Acho que  a “película” de proteção também atrapalha um pouco mas não tive coragem de tirar ainda 🙂 A canetinha que vem com o N97 é simplesmente espetacular, muito bonita, profissional e dá um toque de luxo ao celular. Por outro lado, a Nokia tem que mudar o esquema de abrir e fechar softwares, além da barra de rolagem lateral que é ridícula. Só uma criança para conseguir mexer naquilo ali. Abrir e fechar um software ou uma aplicação, exige uns 4 toques na tela. Particularmente, eu acho que isso pode ser melhorado.

Câmera: achei que fosse melhor, mas os 5 mega pixels garantem boas fotos e a gravadora de vídeos também não fica atrás. Nota 9 para a câmera.

Teclado: aqui sim a Nokia humilhou os concorrentes. Que espetáculo de teclado, simplemente incrível. Eu estava bastante acostumado com o Blackberry mas o tecladinho do N97 é de dar inveja a todos os fabricantes. E ao abrir o teclado, a tela levanta e fica muito confortável para digitar e ver ao mesmo tempo.

Internet: navegar na Internet está cada vez melhor nos aparelhos Nokia. No N97,  a tela é bem grande e a navegação é bem “prazerosa” 🙂

Tela inicial:  os widgets ficaram muito, mas muito legais. A página inicial do N97 é totalmente personalizável e você pode colocar o que quiser. Eu já coloquei facebook, fring, gmail, o tempo, GPS, entre outros. Tudo fica conectado o tempo todo, assim que tem que ter muita atenção porque senão a conta de celular vai vir com muitos zeros no final.

Outros: uma função interessante que veio no Nokia que só fui descobrir depois de alguns dias é o Transmissor FM. Com seus 32 GB de memória, o Nokia N97 é um verdadeiro Ipod. Com tante música, você abre o Music Player e seleciona uma frequência para ele tocar. Agora basta sintonizar a rádio do carro ou da casa na frequência que você colocou e pimba… simples, fantástico e muito útil.

Resumindo, hoje por hoje, eu prefiro o N97 que o Iphone 3GS, principalmente pela câmera e pelo teclado.

9 Respostas

  1. Que inveja, meu E71 me deixa feliz mas um N97 seria demais

  2. Grande Leo. Para mim o E71 é um dos melhores celulares que a Nokia já fez. E quem tem, não troca por nada. Quando o N97 começar a dar problemas, pego um E71 🙂

  3. Adoro tecnologia móvel gostaria de compartilhar informacoes com vc estou muito interessado em adquirir um nokia n97.Gostaria de saber se ira valer a pena sei que o seu processador nao e muito poderoso quem puder ajudar mandem mensagens para o meu email ricalbuquerque@gmail.com e tambem acessem o meu blog de tecnologia o endereco é http://ricatech.blogspot.com/ Obrigado

  4. arranju um a 25 € e o restu e letra
    foi kantu dei pelo meu
    xau e roubadadu mas olha

  5. Tente testar o N900 da Nokia quanto tiver oportunidade, este é de longe o melhor telefone da Nokia. Eu me rendo ao blackberry.

  6. cara vc falo do touch screen de varios celulares mais o ipad 3g q vai lançar entao vc ia se amarrar
    vlw

  7. o n97 e muito massa mesmo comprei o meu esses dias e ele alem de ser muito estiloso e tbm muito eficiente cara esse celular tem de tudo e alem de ser nokia ele paracer um pc portatiul. TBM fiquei sabendo que a nokia vai lança daki ums tempos o nokia n900 e alguma coisa. para subistituir ele pq algumas pessoas da fabrica da nokia estavam reclamando do sistema operaciaonal…

    vlww

  8. Eu comprei o meu a uns 4 meses e também acho ele um ótimo celular, acho que a câmera dele é otima e que seu GPS é muito bom porque demora pouco para captar o sinal e com pucos toques e já saio por aí com ele falando pra mim qual a direção de devo seguir para chegar ao meu destino :).
    Agora uma coisa que acho que deveria ser melhorada é a questão da memoria RAM. Ela é muito pequena, mas dá pro gasto. Mais também é uma coisa, porque ter multi-funções se a RAM não é tão grande?
    Outra coisa que não me conformo é o sistema operacional. Tenho o celular mais caro da Nokia com o sistema operacional S60 e um celular bem mais barato como o Nokia Xpress 5800 tem o mesmo.
    Já tive o N95 e agora estou com o N97, o meu futuro celular vai ser o N8, que vai lançar lá fora em setembro ou outubro e vai ter o sistema operacional Simbian^3.
    Visitem meu blog: http://www.vaisermeu.wordpress.com
    Vlw galera até+!

  9. Depois de 1 ano com esse celular, venho confirmar tudo o que tinha dito no blog. O celular é muito bom. Mas infelizmente, a Nokia ficou pra trás a muito tempo. O sistema operacional Symbian é o pior do mercado sem nenhuma dúvida. A Nokia é imbativel em hardware, mas o software…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: