Meus comentários da Mobile World Congress em Barcelona

mobileworldcongress-3855.jpg 

Fala pessoal. Depois de tanto tempo inativo, aqui estou de volta. Entre viagens ao Brasil de férias e complicações normais de um doutorado, volto a publicar um post para comentar minhas impressões da feira Mobile World Congress, que está sendo realizada em Barcelona, entre os dias 11 a 14 de fevereiro de 2008.

Vamos por partes, já que tem muita coisa para falar. Primeiro, encontrar um hotel em Barcelona um mês antes do evento já era tarefa praticamente impossível. É impressionante como todos (todos mesmo) os hotéis de Barcelona estão cheios. Fui parar em um hotel a 50km da cidade, onde também tinha um monte de gente do congresso.

Pra quem não conhece o congresso, vou dar uma visão geral. O Mobile World Congress, antigamente chamado de 3GSM Congress, reúne mais de 100 mil profissionais do mundo todo, para discutir e mostras as últimas tendências em comunicação móvel.  Ao andar na feira, mais de 95% dos visitantes estão de terno e o idioma oficial é o inglês. O dinheiro rola solto ali na feira viu. Só tem chefão e alto executivo de empresas como Ericson, Yahoo, Microsoft, Nokia, Samsung, etc. Todo mundo de Mecedez blindada e muita festa privada regada a champagne.

Qual o tema mais falado da feira?
Ao andar 2 dias inteiros pela feira, 2 assuntos chamam mais a atenção: Wimax e femtocell. Na feira tinha muito Wimax, mas muito mesmo.  Sobre Wimax, tinha bastante fabricante e o maior stand era o da Intel que aposta tudo por essa tecnologia. Tinha muito fabricante de antenas, ERBs e também de USB Wimax. Mas o maior desejo de todos foi por esse aparelhinho ai abaixo.

nokian96.jpg

Sem sombra de dúvida, o stand mais visitado e mais cheio da feira era o da Nokia, que aproveitou a ocasião para lançar o N96. Que celular, meu Deus.  O celular dispensa comentários.  Ele têm GPS, câmera de 5 Mp, Wifi, Bluetooth, USB, saída para TV eo melhor de tudo, 16 GB de memória interna, além de ter um slot para adicionar chips microSD. Ah, o celular também vem com sintonizador de televisão digital que aqui na Espanha é gratuito. Em resumo, ele é bem mais fino do que o Nokia N95 8GB além de ter um acabamento mais brilhante que o seu antecessor. Preço? 550 euros foi o que disse o cara que me mostrou o telefone.

Alguém deve estar perguntando: e o Iphone? Simplesmente não tinha nenhum stand da Apple. O únicos Iphones que tinham estavam nos stands das operadoras e na mão dos visitantes.

Na feira tem também tinha uns 40 celulares diferentes com a tecnologia TouchScreen, a tecnologia do Iphone. Também tinha bastante stand de companhias chinesas, indianas e coreanas. Os caras vão invadir o mundo mesmo viu.

É possível passar o dia todo na feira sem gastar nenhum centavo já que as grandes companhias servem cocktail o dia todo. Tem cafè, refrigerante, salgados, sucos, cerveja, vinho, etc. Isso de manhã e a tarde. No finalzinho do dia, começam os happy hours e ai a galera se anima. De noite, você têm a difícil tarefa de escolher entre 15 ou mais festas privadas das grandes empresas. Ao conversar com algumas pessoas nas festas, pode-se notar que muitos contratos, parcerias, vendas e acordos são feitos ali mesmos, entre um drink e outro.

Para quem quiser, já faço o convite para o ano de 2009, porque lá estarei novamente, se Deus quiser.

Uma resposta

  1. […] já tinha “brincado” com ele na feira de celulares em Barcelona em fevereiro desse ano. Sinceramente, em termos […]

Deixe um comentário