Modelo de negócios de software para celulares

fring.gif 

Esse ano de 2008 estive novamente na Mobile World Congress em Barcelona e lá estava fazendo bastante propaganda de um software para celular. Bom, eu como um fanático por aplicações móveis e por um mundo cada vez mais móvel, fui testar.

O software nada mais é que uma página web desenvolvida para celular que oferece todos os serviços turísticos de Barcelona. A página é barcelona.mobi. Eu sinto bastante falta deste tipo de aplicação quando viajo aqui pela Europa. De repente você está em algum lugar e quer ir a algum restaurante que está perto, ou identificar as atrações turísticas que estão mais perto de você e um software como esse até que “dá pra enganar” mas está longe, muito longe de ser o ideal.

Já fazem 9 anos que trabalho com redes sem fio e com aplicações móveis, tecnologia móvel e tudo o que for relacionado e sinceramente não vejo onde está o “core” do problema. Seriam as operadoras que cobram caro pelo tráfego de dados? Seriam os celulares que ainda não estão preparados para o mundo móvel? Seriam os usuários que não demandam esse tipo de aplicação? Qual o real problema para não termos aplicações móveis que funcionam?

No próximo post tentarei expor os fatos principais do grande problema de desenvolver softwares para celulares e porque a penetração deste tipo de aplicação é praticamente nula no mercado mundial.

Uma resposta

  1. As mudanças ocorridas nos últimos anos chacoalharam as empresas de uma maneira que ninguém sabe direito as regras do jogo, ninguém tem certeza de onde virão as receitas nos próximos anos. Isso é um problema porque muitas empresas ficam simplesmente paradas – em estado de choque – e não optam por um modelo “beta” de negócios. No cenário atual, não duvide que nós vamos ver cada dia mais produtos e serviços em versão beta. É melhor um modelo beta de negócios do que esperar alguém fazer algo e sair atrás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: