A diferença entre o Home Banking na Europa e no Brasil

money.jpg 

Faz bastante tempo que quero comentar sobre o sistema Home Banking europeu e o brasileiro. Pra ser bem direto, o Brasil possui um dos melhores sistemas bancários do mundo. E quando falamos de Home Banking, aí que o Brasil tem todas as vantages possíveis.

No Brasil, posso contar nos dedos as vezes que fui ao banco fazer alguma coisa. Só vou ao auto-atendimento para tirar dinheiro, o resto eu faço pela Internet. Faço tudo, pago qualquer conta, faço transferências, vejo informações do meu plano de previdência, fazer investimentos, comprar ações, etc, tudo desde aqui da Espanha.

Aqui na Espanha, já tive a in(felicidade) de passar por 4 bancos diferentes e a realidade é muito diferente. O sistema de Home Banking da Espanha é un lixo. As opções que você têm chegam a ser ridículas. No Citibank, você pode ver seu saldo e fazer uma transferência. Pronto! Tudo isso.

Ultimamente andei testando o Ing Direct, um banco holandês, que patrocina a equipe Renaul de Formula 1. Pra começar, tudo é diferente. Eles não tem agência, é um banco virtual. Você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de uma rede de bancos espanhóis. O sistema Home Banking deles já é bastante melhor. Permite fazer qualquer tipo de movimentação, pegar empréstimos e também operar na bolsa de valores espanhola, chinesa e americana. Isso é o mais interessante. Não querendo fazer propaganda do ING, mas o banco não cobra nenhuma taxa mensal, não cobra cartões de crédito nem de débito e além disso, devolve 2% de todos os seus recibos que estão em débito em conta. Parece até mentira, mas funciona. Se você tem uma conta de telefone em débito automático por €100, eles te devolvem €2. Isso é muito bom.

Voltando ao sistema home banking, o que eu mais sinto falta e vanglorio do sistema brasileiro, é a parte de pagamentos de boletos, títulos, cobranças, o que for. Tudo se pode pagar na Internet.  Aqui cada banco opera por conta própria e isso as vezes complica. Parabéns ao sistema brasileiro de home banking. O que precisa melhorar são somente ao que se refere a taxas. Os bancos brasileiros lucram como ninguém nesse mundo.

2 Respostas

  1. Hummmmmmmmmm… quer dizer que é um filão para os bancos brasileiros… entrar no mercado europeu! :p

  2. Oi, eu tenho uma outra percepção. Sou Português e estou morando no Brasil e posso dizer que o sistema bancário português é muito superior. Para começar qualquer documento de pagamento seja de uma loja ou do estado (governo) pode ser pago em qualquer banco. (Não existe essa de isso ou aquilo só dar para pagar no Banco do Brasil).

    O sistema de home banking é largamente superior, dando acesso a dados conciliados, aplicações, fundos de investimento, operações de bolsa, gráficos de bolsa e informações de investimento, carregamento de celular, gerencia de multiplas contas (poupança, aplicação, conta-corrente, etc), cartão de crédito, cheques, consultas de processos de crédito, transferências de todo o tipo (inclusive internacionais), agendamento de operações, ordens permanentes, cheques emitidos/depositados, etc…

    Isso tudo sem pagar um absurdo de taxas de manutenção, como no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: