O Wimax corre o risco de não sair do papel

vodafone.gifO Wimax veio para ficar. Todo mundo só fala nele, tudo é bonito, tudo é rápido, tudo é perfeito. A teoria é fantástica mas a prática é decepcionante. De acordo com o Forum Wimax, hoje são 522 empresas que estão trabalhando no projeto de colocar o Wimax na vida real dos usuários, mas a figurinha ao lado pode ser o grande vilão do Wimax. Do que estamos falando?

Estamos falando da tecnologia 3G, que permite navegar na Internet a taxas de 7.2 Mbps. Isso mesmo. A algum tempo atrás eu coloquei a notícia de que a Telefônica Espanha tinha lançado esse modem 3G que permite navegar a essa velocidade. A tecnologia 3G permite você navegar na Internet onde tenha cobertura celular, ou seja, praticamente em todos os lugares. Utilizando a tecnologia HSPDA (para quem não conhece, vale a pena dar uma olhada) podemos chegar a 42 Mbps de velocidade de transmissão. Basta plugar o modem que tá na figura ao lado e sair navegando.

Bom, o Wimax na teoria permite taxas de até 300 Mbps. Só que o grande problema é instalar antenas, torres e equipamentos Wimax para ter uma cobertura igual a de uma rede 3G. As operadoras não vão fazer isso. O custo é altíssimo. As operadoras estão rindo á toa aqui na Europa com o 3G. Tráfego 3G é caro, mas a galera tá que usa, devido a comodidade.

Sabemos que já existem redes Wimax funcionando, mas não conheço ninguém que tenha uma placa Wimax e que pague por utilizar esse serviço. Resumindo, 3G infelizmente vai fazer com que o Wimax desapareça do mapa em breve, antes mesmo de entrar no mercado.

5 Respostas

  1. Putz meu camarada,
    Acho que você tem toda a razão, o padrão promete, já se falou muito nele mas até agora não pegou na prática. Vamos ver como a intel reage

    abraço

  2. Fala Leo,

    A Sprint Nextel já tá pulando fora do barco.
    Isso depois de gastar bilhões de dólares e deixar muitos acionistas loucos. Veja em

    http://www.reuters.com/article/technology-media-telco-SP/idUSN0931598720071109?pageNumber=1

    Valeu!

  3. Vamos com calma pessoal, o Wimax ainda nao esta totalmente pronto, ele é mais eficiente que o 3G e tem como embracar as tecnologias que permitem o Triple play que a NET fornece hoje..

    a hora do Wimax vai chegar mas nao agora, é irresposabilidade voce pensar que as Operadoras de Celular vao ficar soberanas no Mercado e empresas como a Embratel que possuem direitos de veicular Wimax em todo o Brasil vai ficar só olhando ???
    pensem nisso, nao é assim, e outra a Embratel é dona dos backbones e conseguem vender o MB mais barato do Brasil, usando o Virtua 1 MB custa R$ 39 via cabo, imagina via Wimax que inicialmente custa 50 % do serviço de cabo ja incluindo o investimento com a infra-estrutura !! ..abraço pessoal…

  4. Na verdade o Wimax não vai ser lançado só pra acesso a internet pois nem todo mundo que usa Wi-Fi usa ele só pra acessar internet ele pode ser usado pra interligar pontos de uma rede local.
    E não acho que uma empresa vá montar uma torre igual de celular pra interligar seus prédios através de 3G não é verdade???

  5. o Wimax não subir no conceito, acho que tem um dedo das operadoras nisto! se fossem uma coisa boa p/ elas, ai sim,como é, acho eu, para os consumidores,não vai sair do papel! O wimax não poderia ser usado entre os consumidores comuns, ponto a ponto! se pudessem, ai sim, deslancharia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: