Operadoras tiram o VoIP dos telefones Nokia N95

n958gb.jpgEra o que faltava. As operadoras Orange e Vodafone do Reino Unido simplesmente tiraram a opção de VoIP de todos os telefones Nokia N95. De acordo com a notícia publicada no RegHardware, as operadoras que tem total controle sobre o software do telefone, tiraram a opção de fazer ligações utilizando a Internet. As operadoras também personalizam os menus, colocam ringtones próprios, softwares, etc.

No menú desses telefones, incluido o meu N80, tem a opção “Internet calls” onde o usuário pode configurar as opções de fazer ligações VoIP. Ao tirar essa opção do telefone, o usuário pode até instalar aplicações como o Fring, Skype, etc, mas pode ter problema ao utilizar o sistema de VoIP, já que você não tem acesso a configuração. E o que significa isso? As operadoras querem diminuir as perdas e querem tributar o usuário de todas as formas.

Eu não vou entrar em detalhes, mas isso é uma tremenda falta de respeito com o usuário. Para que serve então um celular com GPS, Wifi e VoIP se as operadoras querem cobrar por tudo e o usuário não tem nenhuma liberdade? A opção seria comprar o telefone livre, que não esteja vinculado a nenhuma operadora.

3 Respostas

  1. […] do otimismo, eu publiquei uma notícia semana passada falando que operadoras do Reino Unido estão desabilitando a opção de Telefone IP […]

  2. […] Alguém aqui tem dúvidas da relevancia do Android para a tecnologia VOIP e outros recursos de convergência? A promessa (eu ainda não dei uma olhada) é de uma forma muito mais fácil para se desenvolver para dispositivos móveis, de se adicionar recursos e interagir com os já existentes. Garrett Smith do Smith on Voip discute que agora os provedores terão muito menos controle sobre as aplicações do clientes, controle que é bem comum, o Luiz do Brasil sem Fio, esses dias mesmo comentou sobre alguns problemas entre Voip, o Nokia N95 e as operadoras no Reino Unido. […]

  3. Prezados, com certeza o “mundo das telecomunicações” que conhecemos hoje está em plena modificação, a total convergência e abrangência sem limitação geográfica já é uma realidade… Empresas como a brasileira SipCode “levantaram a primeira bandeira”, e certamente teremos uma unificação na telefonia mundial – me surpreende que Operadoras de Telefonia Convencional ainda não se adequaram a esta “não tão nova” realidade, o que certamente, será inevitável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: