Qual o futuro da comunicação móvel?

nokian95.jpgTudo em Informática muda de uma noite para o dia e acontece o mesmo com o setor de telecomunicações. Pensando nisso, como será a comunicação móvel daqui 10 anos? É uma pergunta complicada. A 5 anos atrás, só usavamos o telefone para falar e mandar SMS. Hoje, podemos fazer praticamente tudo pelo celular: pagar contas, acessar mapas, fazer uma ligação :), etc.  E ano que vem, o que poderemos fazer com os celulares? Como serão os celulares?

Achei um vídeo legal no Youtube que mostra mais ou menos como será o futuro. O vídeo é de um Instituto de Telecomunicações da Faculdade de Aveiro, em Portugal. Os caras tem inúmeros projetos e todos focados em mobilidade. O vídeo tem duração de 10 minutos e está em português, de Portugal, o que é muito divertido. Vale a pena conferir.

Atualização: Aprovetei o feriado aqui em Madrid e fui a Portugal visitar o Instituto de Telecomunicações que mencionei acima. Fiquei impressionado o quanto eles estão avançado em algumas tecnologias. Quando se fala em Portugal, todo mundo pensa que ali não tem nada, que é o 3.mundo da Europa, etc. Mas no que se refere a tecnologia, propriamente a comunicação móvel, os caras não estão nada mal. Em uma conversa com o diretor do Instituto, Rui Aguiar, ele me contou várias coisas interessantes (que são confindenciais 🙂 ), que deve chegar ao mercado já em março de 2008. A convergência está mais perto do que todos imaginam. É ver pra crer.

2 Respostas

  1. Veja este comentário

  2. […] Comentei a algum tempo atrás de um Instituto de Telecomunicações em Portugal que estava trabalhando com mobilidade, computação móvel, etc. Pois bem, aqui estou. Passarei 3 meses aqui participando de um projeto chamado Daidalos. Minha meta é testar um roaming entre uma rede Wi-Fi e uma rede Wi-Max, já que eles tem todo o ambiente aqui para testes. Farei usando VoIp. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: