España – 1.mundo e Brasil 3.mundo. Até quando?

money.jpgImpressionante. Acabo de ler duas notícias e as duas falam do mesmo tema: o investimento do governo em investigação e financiamento de projetos de pesquisa. A diferença entre as duas notícias é que uma é a do governo espanhol e a outra do governo brasileiro.

Nessa primeira notícia, veiculada hoje pelo Idg Now,  o site avisa que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que destinará 15 milhões de reais para financiar projetos de pesquisa para o desenvolvimento das áreas de tecnologia da informação e engenharia de software no Brasil. Em resumo, serão dois editais, o primeiro edital tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa em áreas relacionadas aos temas lançados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O segundo edital é uma ação do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro e irá selecionar propostas para concessão de bolsas de doutorado em Engenharia de Software. A intenção é apoiar e promover a consolidação dos programas de pós-graduação nessa área. O que quero que anotem é: o valor total é de 15 milhões de reais.

Bom, em uma segunda notícia, anunciada hoje pelo governo espanhol, através do jornal El País diz que as prioridades do governo para 2008 serão o incremento econômino e a melhora da produtividade mediante o investimento em capital humano e tecnológico. Agora vamos aos números: o investimento do governo espanhol em capital humano e tecnológico, ou como dizem aqui na Espanha, “I+D – investigación y desarrollo“, será de 10.5 bilhões de euros o que significa um aumento de 16,4% a mais que en 2007. Isso mesmo, 10.5 bilhões de euros destinado a pesquisa e desenvolvimento.

Tem que levar em conta que, apesar das notícias falarem da mesma coisa, o edital do CNPQ é somente para uma área específica enquanto que a notícia do governo espanhol fala sobre investimento em todas as áreas de pesquisa. Mas a curiosidade me mata e quero saber qual o orçamento do governo brasileiro para investimento em pesquisa em 2008.

Só isso que quero saber!
Depois não venham me falar do problema da fuga de cérebros que está afetando o Brasil. Isso está na cara de todos já!

Uma resposta

  1. Seu post é genial. Sou Doutora em Matématica no Brasil e realmente o governo não apóia em nada e por isso estamos de greve neste momento. É uma pena que o governo menospreze o futuro do Brasil dessa forma.

    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: