Redes sociais, você participa de alguma?

Web 2.0 é sinônimo de redes sociais, ou seja, um serviço onde tudo é construído por seus usuários. Temos milhares de exemplos, mas vamos citar só alguns: YouTube, MySpace, Orkut, Last.Fm, Flickr, etc. Enfim, existem milhões de redes dessas.

Recentemtente, saiu uma reportagem aqui no jornal El Pais, o jornal mais famoso da Espanha, onde diz que praticamente 90% dos usuários de uma rede social, ou são inativos ou sua participação é tão mínima que não faz diferença para o site. Além disso, ainda diz que uma grande quantidade de usuários são falsos, ou seja, o criador do site lança o site, cria uma quantidade X de usuários para que o serviço “entre na moda” e só depois que usuários de verdade começam a usar.

O que me surpreende é que eu, uma pessoa que fica mais de 10 horas no computador, não faço parte de nenhuma rede social. Sinceramente não vejo o motivo principal disso, mas pra mim, isso é um pouco de perda de tempo. Por exemplo, já fui usuário do Flickr, coloquei uns 5 vídeos no YouTube, já participei do Last.fm, nunca entrei no YouTube e vejo que não participo de mais nada.

Eu acho que a maioria dos usuários de uma rede social, entram em um site, provam para ver se o serviço vale a pena, e sabendo que é o site é apenas uma cópia melhorada de outro ou que todo o seu conteúdo não passa de falsificação, acabam desistindo de participar da rede, e o mais provável é que não cancele sua conta ou seu nome de usuário.

Você participa de alguma rede social? Utiliza mais de 1 vez por dia?

2 Respostas

  1. Eu já provei não sei quantas redes sociais, e hoje só participo do Flickr, onde coloco minhas fotos. Foi o que vocÊ falou, a gente visita o site, testa e quando vê que não tem nada de diferente, nunca mais volta ao site. Infelizmente.

    Abraços e parabéns pelo Blog.

  2. Eu também não sou muito fã de redes sociais, bem… nunca fui muito sociável mesmo :).
    Parabéns pelo Blog, tem um conteúdo muito rico sobre WLan’s que é a área que estou me aperfeiçoando. E está sendo uma ótima fonte de estudos. Abraço!

Deixe um comentário

