Quer saber o que se estuda em um Doutorado de Informática?

Bom, então vamos lá. Como praticamente todos sabem, faço Doutorado em Ingeniería Informática na Universidad Complutense de Madrid e depois de muita pesquisa, por fim, consegui definir o que vou fazer para o doutorado.

Eu queria seguir o que tinha feito no mestrado na UnB, que foi o desenvolvimento de um protocolo de distribuição de endereços IPs para redes sem fio que não tem ponto de acesso (redes ad hoc). O protocolo funciona da mesma forma que o DHCP, mas como em uma rede sem ponto de acesso não tem um ponto central, o protocolo foi instalado em todos os nodos participantes da rede, os quais eram responsáveis por distribuir as informações de rede para outros nodos. Aqui você pode ver um artigo resumindo o trabalho de mestrado. Quem quiser mais informações, pode me mandar email que respondo sem problemas.

Vamos voltar ao tema do doutorado. O que estou fazendo hoje e onde quero chegar? Atualmente, estou estudando o protocolo IEEE 802.21. O IEEE, é o instituto  para desenvolver padrões de tecnologia, ou seja, o IEEE 802.3 é o padrão Ethernet, o 802.11 é o padrão para WLAN (wifi) e o que estou estudando é o 802.21 que fala de handover entre diferentes tecnologias.

O padrão 802.21 permite o handover de tecnologias 802.x para tecnologias 3G. Ou seja, num futuro bem próximo, digo de uns 5 a 10 anos, praticamente todos os telefones terão mais de uma interface. Os mesmos estarão equipados com 3G, Wifi, Bluetooth, Wimax, etc.  Sendo assim, você poderá falar utilizando qualquer rede de telecomunicação.

Exemplo: Se você está falando ao telefone usando 3G e detecta uma rede wifi, o aparelho automaticamente muda de tecnologia, e começa a utilizar a rede wifi. Tudo isso será feito de forma automática para o usuário e o melhor e mais difícil de tudo é: esse handover (migração de uma tecnologia para outra) tem que ser feito sem interrupção no serviço. O máximo que pode acontecer é você sofrer um delay, mas perder a conexão, jamais.

Na minha tese de doutorado, vou fazer a implementação desse protocolo e fazer um teste real utilizando wifi e wimax. O que vou avaliar será o comportamento da tecnologia VoiP (Skype) quando muda de Wifi para Wimax e vice-versa.  Aqui vai um artigo da Intel explicando um pouco como funciona a tecnologia 802.21. Esse artigo é bastante interessante e vale a pena gastar um tempo lendo o mesmo.

Quem tiver dúvidas e quiser discutir a tecnologia e como funciona(rá), pode comentar o post.

10 Respostas

  1. Oi! olha so, eu tenho uma duvida!

    eu tenho um celular 3g, que comprei na inglaterra, e quando voltei pro brasil nao deu problema nenhum. agora, ele ta morrendo (quer dizer, ele ta otimo, mas o carregador de bateria nao funciona direito). ta, isso nao vem ao caso. o_0

    enfim, eu quero comprar um celular novo, mas vou morar na espanha a partir de novembro. eu nao sei que tipo de celular eu tenho que comprar. tem que ser quadriband ou pode ser aqueles normais?

    meio folgada, ne? se puder ajudar, meu email eh maly80@hotmail.com

    abracos, mariana

  2. Mariana,

    Aqui na Espanha, eu aconselharia comprar um quadriband, já que por aqui a gente viaja bastante pelos países europeus e a diferençad e preço deve ser muito pequena.

    De qualquer forma, os celulares aqui na Espanha são muito baratos. Veja em:

    http://www.movistar.es
    http://www.vodafone.es
    http://www.orange.es

    Qualquer informação adicional que necessitar, pode mandar email. Um abraço

  3. gostaria de saber um pouco mais como quebrar um protocolo.

    Entender como entrar em uma rede, as responsabilidades são todas minhas.

    Grato aguardo retorno.

  4. gostaria de saber como faço para desproteger minha planilha eletrónica no excel,sem utilizar a senha que foi utilizado para proteger planilha. bom,apenas gostaria de ter o conhecimento.
    muito obrigado!!
    aguardo a resposta.
    jhones de brasilia

  5. agora me digam qual hacker se meteria a mexer com um cara que tem doutorado em informatica??

  6. Achei bem interessante sua tese, gostaria de obter maiores informaçoes sobre ela. Estou realizando um estudo para montar meu trabalho. Se puder me ajudar com dicas e um resumo do seu trabalho e principalmente sobre o que é o 802.21. ficarei grata.

  7. Olá…
    Sou aluna do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Tocantins e ingressei em um projeto e estou começando a estudar sobre o padrão 802.21, e a partir desse projeto montar minha monografia.
    Caso você tenha alguma material para me fornecer a respeito desse padrão ficaria muito grata.

    Projeto:
    Tema: Padrão 802.21 como solução para interconexão de redes

    p.s.: O link do artigo Intel está quebrado 😛
    Título: Reduzindo os impactos da perda de sessão durante o processo de handoff entre redes WLANe 3G

  8. eu estou realizando um curso de modúlos aqui no brasil como eu faço pra mim ser mais avançada?

  9. desculpa é o que que eu faço pra mim ser mais avaçada?

  10. Olá amigo!
    Queria saber mais detalhado sobre essa pesquisa que você vem desenvolvendo para seu doltorado, poderia me ajudar muito, sou Aluno do curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
    Se puder me ajudar desde já fico agradecido, afinal seu (POST) sitado aqui já me foi ultíl.

Deixe um comentário

