Wifi grátis para todos é a intenção do Whisher

whisher.jpgWifi grátis, para todos e em qualquer lugar do mundo é a intenção do novo software lançado recentemente aqui na Espanha, que se chama Whisher. O CEO da empresa trabalhou para FON, que hoje é a maior comunidade de compartilhamento de rede sem fio do mundo com mais de 40 mil usuários espalhados nos 6 continentes.

Dizem que o CEO da Whisher (Ferran Moreno) e o CEO de Fon (Martin Varsavsky), brigaram no nascimento da rede FON, porque Martin queria 70/30 e Fernan queria meio a meio.  Assim que Martin fundou sozinho a Fon e agora Fernan inaugura seu próprio software.

Bom, qual a diferença? Para você fazer parte do FON, você tem que comprar uma fonera (router fon), que atualmente custa €39,95, criar uma conta de usuário e compartilhar seu acesso a wifi. Quando você estiver de viagem, em congresso ou em qualquer lugar que haja um router Fon, você poderá usar a wifi sem pagar nada, já que você também faz parte da rede Fon. No caso do Whisher, o negócio é bem mais fácil. Primeiro, não é necessário nenhum hardware, router, etc. Você instala um software e  nesse software você configura o compartilhamento da sua rede wifi. Esse software funciona com qualquer roteador de qualquer fabricante e de qualquer operadora de telecom.

E mais, o software do Whisher tem chat, compartilhamento de fotos, arquivos, músicas, etc, visualização dos contatos que estão conectados no seu roteador wifi, mapa para localização de routers wifi em todo o mundo, etc. Sinceramente, se essa rede Whisher crescer rapidamente, pode facilmente desbancar a Fon, porque o principal chamativo é que você não necessita comprar um novo modem wifi.

Sugiro que todos dêem uma olhada e se possível instalem o software para compartilhar a rede sem fio de sua casa, porque uma hora você vai precisar usar a rede de alguém. Estou a disposição para trocar idéias sobre o modelo de negócios de compartilhamento de rede sem fio.

4 Respostas

  1. Muito legal, vou verificar o site do Wisher.

  2. Cara,
    Eu instalei o Wisher e vou colocar um FON em casa para testar. Eu trabalho em uma operadora de TV a cabo/Banda Larga e gostaria de trocar ideias sobre os modelos de negocio, principalmente como uma Operadora de TV Cabo/Banda Larga poderia incentivar a estes modelos de “Wireless Social” incrementando também sua receita.

    Creio que poderíamos fazer um paralelo com impostos (você reduz a alíquota mas aumenta a arrecadação), só que neste caso você “A PRINCIPIO” tem menos pontos de acesso, porém vende mais banda. Neste caso o FON é mais interessante que o wisher, porque tem um modelo comercial associado.

    Outro argumento de venda seria “Ganhe Dinheiro/ Pague parte dos seus custos com seu acesso banda larga”…

    Vc tem meu email. Estou a disposicao para discutirmos.
    Abs

  3. Olá Roney,

    interessante o seu comentário.
    Eu estou utilizando o FON tem alguns meses já e não tenho nenhuma crítica, já que tudo funciona bem, só as vezes que o modem fica lento, mas é coisa rápida.

    Eu também acho que as operadodas tinham que pensar em um modelo de negócio que fosse rentável para elas e para os clientes (estou querendo demais né..). Elas tem que pensar nisso porque senão vão sair perdendo.

    Abs.

  4. A proposta parece boa, eu tentei baixar o aplicativo da wisher, no próprio site deles e não consegui parece que estão em manutenção. Vou tentar uma outra hora. Mais valeu pela dica.

Deixe um comentário

