Uma rede P2P de bicicletas em Lyon. Que é isso?

bicis-lyon.jpgEstive em Lyon – França em um congresso de Informática nesse último fim de semana. Eu já conhecia Paris mas Lyon nunca tinha nem passado pela minha cabeça. Paris dispensa comentários mas Lyon merece. A cidade é encantadora, muito hospitaleira, tem gente de todo lugar do mundo, restaurantes aconchegantes espalhados por toda a cidade. Mas o que mais me chamou a atenção foi a rede P2P de bicicletas. Isso mesmo.

O projeto contruído a pouco mais de 2 anos, chama-se Veló Grand Lyon. O negócio funciona da seguinte forma. São mais de 2000 bicicletas e mais de 150 pontos espalhados por toda cidade. Para alugar, uma bicicleta, você paga €1,20 por hora, sendo que a primeira hora é grátis. Como a cidade não é muito grande, você pode alugar a bicicleta em um rua e deixar três quarteirões depois sem pagar nada. É impressionante como funciona e como tem gente que utiliza esse serviço.

Para usar a bicicleta, você precisa de um cartão de crédito que serve como cheque caução da mesma. Essa medida serve para evitar roubos como acontecia na cidade de Amsterdam, quando tentaram fazer o mesmo projeto, chamado de bicicletas brancas, onde você poderia pegar qualquer bicicleta branca que estivesse na rua, andar, estacionar e outra pessoa pegar a bicicleta e fazer o mesmo.

Onde entra a tecnologia e o empreendedorismo do negócio?  Todas as biciletas possuem publicidade e as mesmas possuem chips para evitar roubo. Além disso, o chip contém o tempo total que a pessoa andou e o mais impressionante, se a bicicleta tem problemas e se está em bom estado de conservação.

Na página oficial do projeto, fala-se que cada bicicleta custou 1000 euros, mas nota-se que com a publicidade o investimento já foi praticamente recuperado. Aqui na Europa, é muito comum utilizar bicicleta para ir trabalhar, estudar, fazer compras, etc. Praticamente todas as cidades possuem ciclovia com direito a semáforo e tudo mais.

Infelizmente ai no Brasil, ir para o trabalho de bicicleta é sinônimo de pessoas de baixo status ou de pessoas pão duras. Acredito que em breve, esse conceito mudará. Além de ser um meio de transporte rápido, barato e seguro, andar de bicicleta mantém a cidade limpa, sem poluição e sem problemas no trânsito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: