Web 2.0: Cadê os empreendedores brasileiros?

Ultimamente, tenho lido muito sobre web 2.0 e seus serviços inúteis que aparecem na Internet a cada dia. A grande maioria dos novos serviços web 2.0 são criados nos EUA, mas eu dei uma pesquisada para ver quais são os grandes empreendedores brasileiros na nova geração da Internet.

Desapontado! Triste! Pensativo! Essas foram minhas primeiras reações ao ver os serviços web 2.0 criados por empreendedores brasileiros. Em primeiro lugar, queria definir o que é um empreendedor, porque muita gente não sabe e emprega a palavra de uma forma totalmente equivocada. Empreendendor é aquela pessoa que tem uma idéia  de um serviço ou produto novo e que esse serviço tenha um valor agregado ao mercado. E isso é completamente o oposto do que acontece hoje com os serviços web 2.0 brasileiros. Porque?

90% das páginas que visitei dos “novos empreendedores brasileiros da Internet” são cópias de outras páginas, de outros serviços já existentes e o que eles fazem é: copiar, colar e traduzir. Isso não é ser empreendedor. Seus criadores são melhor qualificados como empresários, já que não adicionaram fizeram grandes mudanças ou valor agregado diferenciado.

Aqui vai uma listinha dos serviços web 2.0 criados por brasileiros e aqui vai uma lista mundial dos serviços web 2.0. Sinceramente, hoje em dia quase nenhuma dessas aplicações não servem para nada e são usadas por pouquíssimas pessoas. O que não podemos confundir é um serviço que tem valor agregado com uma página de Internet qualquer. E isso é o que está acontecendo. Desde quando esse serviço pode ser considerado como revolucionário e que tenha um valor agredado para a sociedade digital? Isso não é web 2.0 nem aqui na Europa, nem no Brasil e nem na China.

Não dá. Temos que mudar nossa mentalidade de copiar e traduzir os empreendimentos dos gringos e parar com essa besteira de criar coisa que não seja realmente útil. Falo por mim e por todos.

4 Respostas

  1. Bom, eu estou de acordo com umas coisas e com outras não. Falar que o brasileiro nao tem criatividade é exagerar um pouco, mas concordo plenamente que eu também não utilizo nenhum desses serviços web 2.0 brasileiros. Para mim, não servem para nada.

    Realmente, precisamos mudar um pouco a mentalidade e fazer coisas mais úteis.

  2. Estou de acordo com o artigo. Ainda não temos nenhum serviço web 2.0 que preste no Brasil. Todos são serviços dispensáveis. Vou dar uma olhada nessa lista grande web 2.0 mundial para ver o que realmente é importante. Eu volto para dar detalhes depois.

  3. Olá!

    A primeira lista (brasileira) não vai chega a nenhum site, será que o site não existe mais?

  4. Olá Renato,

    realmente a lista dos sites brasileiros não funciona mais. Vou verificar se existe outro site.

    Valeu!

Deixe um comentário

