Interferências nas redes sem fio

Sempre damos pouca importância as interferências em redes sem fio. Pensamos: “ah, tenho 80% de sinal, está bom, não me importa se tem ou não interferência”. Mas ultimamente tive problemas sérios com interferências, mas só descobri isso depois de 2 meses de sofrimento.

A história é que eu tenho internet em casa e um modem sem fio. No meu andar, eu posso detectar aproximadamente de 7 a 10 redes, dependendo da hora. Até ai tudo normal, minha internet (por cabo) funcionava perfeitamente, mas a rede sem fio as vezes funcionava, outras vezes não. Um dia chamei a assistência técnica e o técnico me pediu para levar o modem para fazer uns testes. Adivinha o que aconteceu? A rede sem fio funcionava perfeitamente e fiquei com a cara no chão depois de reclamar e falar que o modem era uma “mer…”. Após checar sinal da rede sem fio, ir até a assistência técnica com o modem na mão, ver todas as configurações de rede sem fio do Windows, etc, o problema só poderia ser minha casa.

Mudei o modem de lugar e nada. Tinha 90% de sinal mas a rede sem fio não funcionava.
Resumindo, após 2 meses de luta, descobri que o problema era interferência de outra rede sem fio do meu prédio. Como descobri isso? Quando eu ligava o computador, o Windows sempre conectava na rede do vizinho, que por sinal, não tinha WEP nem nada. Descobri então que a potência de saída do modem do vizinho estava fazendo interferência no sinal da minha rede sem fio. A solução foi falar com o vizinho para ele diminuir a potência do modem. O modem dele não tinha esse parâmetro de configuração e o que fizemos foi desabilitar a rede sem fio dele.

Resultado: minha rede funciona perfeitamente. A do vizinho não. Hehe! Mas esse exemplo é para mostrar que devemos dar valor as interferências nas redes sem fio. Como as frequências são públicas e todos podem usar, tem que ficar atento.

12 Respostas

  1. Estou com um problema parecido.
    Moro em um apartamento e a rede sem fio, mesmo com 98% do sinal as vezes fica muito lenta (300k quando tinha de ser 2m).
    O problema é que não é detectada nenhuma outra rede sem fio no prédio.
    O que mais poderia estar interferindo no sinal? Antenas de celulares influenciam? Há uma a uns 250m.

    Até o controle remoto do decodificador da NET está meio doido, hora funciona bem, hora tenho que apertar duas vezes para ele responder (a emissão de sinal está boa, pois consigo verificar ao olhar para o emissor com uma câmera fotográfica digital).

    Será que algum sinal forte está atrapalhando as trasmissões em meu apartamento?

    Obrigado!

    [ ]s!

  2. Oi Gustavo,

    as vezes acontece isso mesmo. Hoje em dia estou com outro problema, e esse até agora eu nao consegui resolver de jeito nenhum.

    Eu tenho um router sem fio em casa e funciona perfeitamente. Só que quando eu coloco em um determinado canal da TV, a Internet para de funcionar. Parece meio estranho mas é verdade. Basta colocar no Canal 6 que a Internet cai, já procurei em forums pra ver se alguém tem o mesmo problema que eu, mas até agora não encontrei nada.

    E o maior problema é que esse canal é o que passa os jogos do Real Madrid. Do ponto de vista técnico, eu não vejo um canal de TV interferindo nem uma Wifi.

  3. Caros Amigos,

    Não sou um especialista, mas tenho trabalhado em projetos de rede sem fio e adquirido grande bagagem com isso. Apesar de aparentemente o seu sinal está apresentando um bom nível ele pode estar sofrendo interferencia, pois em toda transmissão de sinal sempre existe a presença de ruidos. A solução nesse caso pode ser simples, bastando utilizar um antena de maior potencia conectado em seu roteador. Com o ganho no sinal voce anularia o efeito do ruido. Existem vários modelos de antenas internas no mercado. Apesar de parece um exagero uma antena de 12dbi poderia ser a solução para esse caso.

  4. ola amigo
    estou com um problema parecido aqui
    estou recebendo sinal a 99 e 100% e cai para 13%
    que pode ser isso

  5. Meu note acha o sinal mas não consigo trafegar, o router gera ip, acha a rede porem quando tento pingar meu servidor ou tento navegar não funciona….na minha volta tem varias antenas de internet / telefonia celular .

  6. É apesar das bobagems que ouvimos no dia-a-dia, é sewmpre bem vindo sugestões agora pessoal por favor estudem o caso e depois falem, como pode uma antena de 12 db fazer funcionar so pq ela é mais forte ate então o nivel de ruido se dá pelo nivel de db “só serve pra aumentar enlaces”, portan5to estudem eletronica e saibam que tda e qualquer coisa que esta isolada como o raio x e outros não passam pelas paredes, o pq disso simplesmente pq tem isolação ou seja a radiação não passa faça o mesmo nos aps coloque-os nas famosas caixas blindadas ou faça vc mesmo uma de chapa de zinco bem vedade para que não passe interferencia para o aparelho e não para a antena. Afinal quem foi que disse que a interferencia e dada na antena?

  7. Como eu posso identificar se tenho interferencia em minha rede . existe um aparelho proprio para identificação . sou provedor de internet wirelles e tenho tido uns problemas de interferencia e certos locais…. Eu tenho um concorfrente que faz o mesmo serviço meu. tem alguém que possa me ajudar

  8. ai oque eu posso fazer se a camera do meu vizinho esta atrapalhando o sinal da minha antena parabolica.

  9. bom dia! gostaria de saber se uma maquina de xerox seria interferencia para uma rede sem fio? minha conexão é sempre (muito bom ou excelente). porem quando a velocidade cai para 1,0 Mbps a conexão com a internet por ex. fica inativa e o sistema que uso em rede fica desabilitado, lembrando que a distancia é de no maximo 15 metros, porem com barreira de parede. Grato desde já!

    Atenciosamente,

    Thiago Santos

  10. oi pesoal estou com uma duvida se alguem poder me ajudar porfavor agradesso.. bom etou precisando montar uma rede wireles em um local onde existe muitos equipamentos sonos e uam csa noturna queria saber se issu de existir muitos equipamentos sonoros pode interferir no sinal d minha rede wireless…
    ok ok soh issu obrigado

  11. Bom, ja tive problemas com uma rede sem fio numa sala de um predio nos arredores da av. paulista.

    A rede sem fio caía direto, foi então que fiz a seguinte maneira: instalei um programa no meu note chamado NetStumbler, que vc pode encontrar no google.

    Ele é um programa que detecta todas as redes sem fios que estão ao redore mostra os canais que eles estao acessando.

    O roteador sem fio possue configuração para até 11 canais de frequência diferentes. Pois bem, detectei a rede da sala vizinha, com potência em 90%, no mesmo canal do meu cliente, verifiquei no NetStumbler qual canal disponível com vizinhos distantes e poucos no mesmo canal, e fiz a mudança no roteador e deu certo.

    Espero que sirva essa dica a vcs.

  12. ola
    participo de uma internet sem fio so que ela pega muito
    ruim e pega bem em certos horarios do dia
    e o dono da rede trocou a antena por uma antena que da sinal pro quarteirao mas nao na minha casa que e a vizinha dele
    podem me ajudar a descobrir como arrumar isto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: