O Wimax é seguro como dizem?

Na teoria tudo é muito bonito. Os especialistas dizem que Wimax transmite a 150 Mbps em um raio de até 80 Km em um ambiente outdoor com visada direta. Além disso, falam que a tecnologia é totalmente segura e que isso não será um problema para a aceitação por parte dos usuários, assim como aconteceu com o Wi-fi no começo.

Em um artigo publicado pela DailyWireless, os membros do comitê IEEE 802.16 asseguram que a tecnologia Wimax estará coberta por 3 princípios de segurança:

  • Autenticação: O padrão diz que cada SS (Subscriber Station) deve ter um certificado X.509, que irá identificar unicamente cada cliente. Para o padrão móvel, 802.16e, os membros do grupo adicionaram suporte ao protocolo EAP (Extensible Authentication Protocol) para prevenir ataques do tipo man-in-the-midlle.
  • Criptografia: para o padrão móvel, estará disponível o protocolo de criptografia AES (Advanced Encryption System), fornecendo assim, alta confidencialidade na transmissão de dados. O problema aqui é que como nas redes Wifi, os frames de controle não são criptografados, permitindo que um intruso capture informações dos clientes.
  • Disponibilidade: o padrão Wimax usará banda de frequência licenciada, o que é bom para evitar interferências, como acontece hoje com as redes Wifi, que virou febre em todo o mundo e utilizam bandas livres de frequência.

Tudo funciona perfeitamente, no papel. O verdadeiro teste de segurança só será feito quando os fabricantes começarem a produzir equipamentos em larga escala. Ai veremos se a teoria é também a realidade.

Uma resposta

  1. Quando é que os computadores ou telefones terão compatibilidade com Wimax? E a licitação que ia acontecer em 2006? O que deu?

    Abraços, Paulo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: